ISP SINODAL

Institucional

PERFIL INSTITUCIONAL

O Instituto Superior Politécnico Sinodal de Angola – ISPSA não reúne ainda nenhum histórico, pois está em fase da sua criação e institucionalização, ela nasce como uma das mais importantes instituições no contexto Regional Sul de Angola, mais precisamente, nas províncias do Namibe e Huíla que  corresponde a 6ª Região Académica. Sua criação ocorre a partir do desmembramento de outras instituições já existentes, mas que não satisfaz a demanda populacional estudantil da Região Sul e na procura de institutos superiores de cursos técnicos e académicos que o País precisa, atendendo a que estamos numa época reconhecida como de avanços tecnológicos.

Esta escola passará, certamente, por um período de transição para possibilitar, a partir de acções planificadas, a adopção de um perfil particular que, respeitando as Universidades e Institutos já existentes, pudesse também assumir uma feição nova que justificasse a sua aparição. Assim, o primeiro momento de existência dessa instituição ficara marcado, principalmente, pela luta em prol da sua implantação, pois a continuidade de suas actividades de ensino, pesquisa e extensão depende de um respaldo técnico e de uma infra-estrutura que a Administração Superior precisa de assegurar para tornar factível a implantação da mesma.

Superadas algumas dificuldades mais graves deste primeiro momento, a escola passará a ter condições de construir, coletivamente, a sua nova feição, a partir da elaboração de um Plano de Desenvolvimento Institucional que revele o compromisso da instituição com as actividades de ensino, pesquisa e extensão, com a gestão e avaliação institucional, bem como com o seu verto socioeconómico.

O Instituto Superior Politécnico Sinodal de Angola - ISPSA, embora, com esta nomenclatura e com uma estrutura académica e administrativa diferenciada, sendo uma instituição nova, terá seus pilares fincados em sólido esteio: sua origem remonta a bastante tempo, quando o Ensino Superior Privado dava os primeiros passos na nossa Região. Embora não implementado naquela altura devido, alguns constrangimentos de ordem sociopolítico, alheio a nossa vontade, jamais afastou-se da vocação que se encontra respaldo nos princípios da responsabilidade pública e privada do compromisso social. Ao longo desses anos, queremos com isso construir uma tradição de excelência académica no ensino, na pesquisa e na extensão que a coloca a serviço do progresso científico e tecnológico, do equacionamento dos problemas sociais e da promoção do desenvolvimento humano.

Com a criação, desta escola possuirá uma estrutura com cincocursos, nomeadamente, Cursode Ciências Sociais e Humanas, Opção Sociologia, Curso de Agronomia , Curso de Medicina,  Curso de Economia e Gestao de Empresas e Curso de Direito numa primeira fase.

A inclusão social e o desenvolvimento económico da região sempre foram pontos marcantes nos projectos e nas acções institucionais, o que foi determinante para o destaque que a instituição pretende alcançar no cenário académico nacional.

Na perspectiva da constituição desses cinco cursos de excelência e reunir condições para qualificar a mão-de-obra especializada no atendimento da demanda da vida social e diversidades de serviços, isto é, por prestar serviços na área da Saúde (Hospital de Kaluquembe), Educação e Agropecuária e por actuar de forma a assegurar mudanças sociais, económicas, políticas e culturais positivas na realidade em que está inserida, a instituição é referência para o desenvolvimento e o progresso do Estado e da Região Sul de Angola.

No campo do planeamento, a escola poderá adquirir maturidade para discutir, elaborar e implantar novas matrizes de alocação de vagas docentes e de recursos orçamentários que começam a resolver injustiças e distorções que se perpetuam, passando a privilegiar variáveis, como a expansão da matrícula e a criação de cursos nocturnos e cursos fora da sede, dentre outros parâmetros, que determinam a recuperação e a preeminência dos Centros que investirão  mais na democratização do acesso ao ensino superior.

O Instituto Superior Politécnico Sinodal de Angola - ISPSA, tributo do desenvolvimento alcançado pela própria Igreja, nos seus 117 anos de existência marcada por uma história de sucesso, enquanto instituição escolar superior, ela torna-se uma das últimas a ser implementada, mas queremos com isso, vincar a nossa capacidade de organização e colaboração com o Estado no aspecto social.